Conversas Francas

4 minutos para ler

Você já deve conhecer a expressão metafórica inglesa um “Elefante na sala” certo? 
 
O dicionário inglês a define como “uma verdade óbvia que está sendo ignorada ou não abordada. Se aplica também a um problema ou risco óbvio que ninguém quer discutir. Baseia-se na ideia de que um elefante numa sala seria impossível ignorar mas mesmo assim, “as pessoas na sala”  fingem que o elefante não está lá e evitam lidar com a questão.
 
O que torna tão difícil enfrentar essas situações? Talvez o medo das consequências se encaramos a situação ou tentamos evitá-la. Todos conhecemos esse dilema: evitar ou enfrentar?
 
Talvez o seu chefe esteja exagerando nas cobranças diárias e isso tem impactado a sua capacidade de entregar um bom trabalho. Você precisa dizer a um colega que ele não deixou você terminar a sua fala na reunião de ontem. Talvez você tenha medo de ser demitido pois a empresa está em reestruturação.

Independente de qual seja o  “elefante” da vez, damos voltas e mais voltas em torno das mesmas questões. Você pensa: Será que eu deveria abordar o assunto? Ou deveria guardar só para mim?
 
Pense em um armário, as vezes já lotado, onde vamos armazenando mais e mais coisas todos os dias, adiando a tarefa de investir tempo e energia: jogando as coisas fora, reciclando, consertando ou doando. Um dia, você ou alguém com quem convive, coloca uma agulha lá dentro e as portas se abrem fazendo cair tudo em cima de vocês, de uma vez só – trazendo terríveis criaturas tipo baratas e insetos tóxicos que foram criados (não existiam) e contaminam todo o ambiente. 
 
Exageros didáticos a parte, é isso o que pode acontecer quando adiamos conversas importantes. Ficamos doentes!
 
Esse mês recomendamos  publicações que estamos lendo e relendo – super conectadas com esse tema:
 
The Elephant in the Room de Diana Smith é repleto de casos reais que ela enfrentou como executiva e consultora de grandes empresas. Também trás técnicas de que como sair  do modo ação e reação, identificando padrões que estão levando uma relação ao fracasso e consequentemente afetando os resultados da empresa.
 
Conversas Difíceis de Douglas Stone e outros ilustres da turma do Projeto Harvard de Negociação. É leitura indispensável. Tem uma passagem do livro que, apesar de parecer dura, pode ser uma grande realidade: 

“Enviar uma mensagem difícil é como atirar uma granada. Uma granada sempre causará estragos, mesmo se coberta com açúcar ou se jogada com força ou com delicadeza. Tente o quanto quiser, não há como atirar uma granada com tato e escapar das consequências. E guardá- la para você também não vai ajudar. Decidir não enviar uma mensagem difícil é como segurar uma granada depois de já ter puxado o pino”


Esperamos que esses clássicos ajudem você e a sua organização a dar um gás no diálogo por aí, aumentando assim, o bem-estar e a performance do time.

E é claro, a gente está aqui para dar uma força! Venha participar das próximas turmas do Workshop Conversas Francas.

Saiba detalhes do programa aqui

Boas conversas em 2020!

Um grande abraço
 

Você também pode gostar

7 comentários em “Conversas Francas

  1. Wonderful site you have here but I was curious about if you knew of any community forums that cover the same topics discussed here?
    I’d really love to be a part of community where I can get feed-back from other experienced individuals that share the same interest.
    If you have any suggestions, please let me know. Cheers! 0mniartist asmr

  2. I was wondering if you ever thought of changing the page
    layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people
    could connect with it better. Youve got an awful
    lot of text for only having 1 or two images. Maybe you could space it out better?
    0mniartist asmr

  3. First of all I would like to say excellent blog!
    I had a quick question in which I’d like to ask if
    you do not mind. I was interested to know how you center yourself and
    clear your thoughts prior to writing. I’ve had a hard time clearing my thoughts in getting my ideas out there.

    I do enjoy writing but it just seems like the first
    10 to 15 minutes are usually wasted simply just trying to figure
    out how to begin. Any suggestions or tips? Thanks!
    0mniartist asmr

Deixe um comentário