É fundamental entender sobre diversidade de gênero nas empresas

diversidade de gênero nas empresas
7 minutos para ler

A equidade e a diversidade de gênero nas empresas ainda é um desafio, mas é preciso entender que a promoção de políticas inclusivas gera benefícios como melhoria do bem-estar e da saúde dos colaboradores, incentivo à inovação e aprimoramento na gestão de riscos e na cultura organizacional.

Acolher as diferenças, em todas as suas dimensões, deve ser uma das prioridades de gestores da área de RH. Na figura de líder, eles poderão encorajar os funcionários a serem quem realmente são, contribuir para evitar assédios, incluir a maternidade nas políticas da empresa e, sobretudo, evitar adoecimentos na equipe advindos da falta de respeito e de tolerância.

Pensando em todas essas questões, decidimos criar este artigo para que você entenda um pouco mais sobre o assunto e perceba como políticas inclusivas ampliam os resultados do negócio. Então, vamos à leitura!

Entenda o que é diversidade e equidade de gênero e quais são seus principais desafios

Em uma época pautada por significativas mudanças nos âmbitos político e social, é fundamental entender sobre equidade e diversidade de gênero nas empresas. Mas, afinal, do que tratam esses termos? Ambos os conceitos se complementam, mas possuem particularidades e diferenças entre si.

Antes de vermos a explicação sobre cada um, vale ressaltar que o conceito de gênero, geralmente, se refere à divisão binária entre masculino e feminino, mas no aspecto geral transpõe essa divisão simplista. Veja a seguir.

Diversidade de gênero

Esse termo inclui a diversidade de sexos, identidades de gênero e orientações sexuais existentes, comumente reunida na sigla LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros/transexuais e intersexuais), mas que vai além. Aqui, pode haver a discriminação no ambiente de trabalho relacionada à misoginia e LGBTfobia.

Equidade de gênero

Trata da igualdade de oportunidades para pessoas com competências semelhantes, independentemente do gênero, e abrange o conceito de justiça social. Em outras palavras, e de modo geral, a equidade visa a compreensão e o respeito às necessidades, diversidades e especificidades de cada pessoa ou grupo social.

A equidade não se trata de beneficiar mulheres, por exemplo, só por serem mulheres, mas sim de criar oportunidades no ambiente de trabalho para que questões como salário, tratamento e promoção para ocupar cargos de chefia sejam iguais para todos que apresentem as devidas competências, independentemente de gênero, raça, orientação sexual, deficiência ou idade.

Entre os principais desafios relacionados a essas questões podemos destacar:

  • aumentar a representatividade no ambiente de trabalho, especialmente quando se trata de posições de liderança;
  • reduzir o número de assédios;
  • aprimorar a comunicação entre gestores e colaboradores;
  • criar políticas visando combater misoginia, racismo, LGBTfobia e outros tipos de intolerância, preconceito e discriminação;
  • incluir a maternidade nas políticas da empresa a fim de evitar a discriminação de mulheres, as quais são prejudicadas por crenças de que vão deixar seus cargos para se dedicarem à família;
  • estimular a equidade no pagamento, já que mulheres recebem menos, mesmo ocupando o mesmo cargo e assumindo a mesma responsabilidade que homens.

Saiba como uma política de diversidade de gênero nas empresas amplia resultados

Políticas apropriadas de equidade de gênero que abrangem a diversidade em todas as suas dimensões devem ser adotadas nas empresas, já que a falta delas pode levar você, responsável pela gestão do RH, a lidar com situações de adoecimento e estresse de colaboradores no trabalho. A adoção de medidas eficientes pode:

  • aumentar a motivação e o engajamento na organização;
  • conquistar a credibilidade da alta gestão em razão da ampliação de resultados obtidos com a melhoria do clima organizacional;
  • aprimorar a inteligência emocional, o autocontrole e a coragem dos colaboradores tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal.

E é exatamente isso o que queremos, não é? Mas afinal, o que fazer para implementar políticas eficientes? É o que veremos nos tópicos a seguir, continue acompanhando!

Forme uma comissão para tratar do tema na empresa

O primeiro passo é assumir a falta de diversidade no ambiente de trabalho. Após isso, é fundamental criar uma comissão para tratar do tema na empresa.

O papel do líder, em geral, é tornar a organização mais saudável e produtiva. Por isso, faça um diagnóstico da situação antes de convocar a reunião:

  • Quantas mulheres há em posição de liderança?
  • Há programas de inclusão?
  • De todos os colaboradores, quantos são negros, gays, transexuais, soropositivos, idosos, deficientes etc.?
  • O que poderia ser feito em relação à situação atual?

Crie planos de ação

É imprescindível criar planos de ação que visem melhorias no ambiente de trabalho para todos os grupos relacionados às minorias sociais. No entanto, considere criar políticas inclusivas que envolvam um público-alvo por vez e definam exatamente o tipo de ação a ser tomada.

É importante que os gestores entendam que é fundamental investir parte do orçamento em capacitações, por exemplo, e que políticas de inclusão devem ser colocadas em prática já no momento do recrutamento — proibindo-se, por exemplo, que recrutadores perguntem às mulheres se elas têm ou pretendem ter filhos.

Veja medidas a serem consideradas:

  • oferecer programas voltados à maternidade e à mentoria para mulheres;
  • reservar determinado número de vagas às pessoas negras, deficientes, idosas ou, até mesmo, refugiadas;
  • aumentar a contratação de mulheres e a promoção para cargos de chefia;
  • definir quais serão as consequencias a serem aplicadas aos colaboradores com atitudes preconceituosas e intolerantes.

Promova a conscientização dos colaboradores

Discussões informais com os colegas de profissão e demais colaboradores da empresa já é um ponto de partida adequado para estimular o respeito à equidade e à diversidade de gênero nas empresas.

Ademais, estimule a participação desses funcionários nos projetos englobados pelos planos de ação, mesmo que sejam voltados a um grupo específico de pessoas.

Procure a ajuda de especialistas

Há empresas que contam com equipes especializadas no auxílio a gestores de RH. Esses especialistas oferecem soluções personalizadas para o treinamento de líderes e de equipes visando, entre outras questões, a educação corporativa.

Se na sua empresa há uma pobre cultura organizacional, causada pelo adoecimento e estresse de colaboradores em razão do desrespeito enfrentado, a equipe certa poderá trabalhar com essas questões e colocar as soluções em prática durante os treinamentos e as capacitações.

Ao investir em políticas que compreendam a equidade e a diversidade de gênero e adotar as medidas mencionadas, entre outras, amplia-se os resultados na empresa por diversas razões, já que tais políticas resultam em:

Como você pôde perceber, o sucesso do negócio está ligado à importância da valorização e do cuidado com cada indivíduo. Entretanto, ainda há muitos problemas relacionados ao adoecimento de colaboradores por questões de preconceito e intolerância quando se trata de equidade e diversidade de gênero nas empresas.

Se você enfrenta esse tipo de situação e deseja promover políticas que proporcionem um ambiente mais seguro para todos, saiba que estamos aqui para ajudar na busca de soluções. Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Você também pode gostar

6 comentários em “É fundamental entender sobre diversidade de gênero nas empresas

  1. Hello, i feel that i saw you visited my weblog so i came to return the choose?.I am
    attempting to in finding issues to enhance my web site!I
    assume its ok to use a few of your concepts!!
    asmr 0mniartist

  2. Excellent blog right here! Additionally your website so much up very fast!
    What host are you using? Can I get your associate hyperlink
    on your host? I desire my site loaded up as quickly as yours lol 0mniartist asmr

  3. I’m not sure where you’re getting your information, but
    great topic. I needs to spend some time learning
    more or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this information for my mission. asmr 0mniartist

Deixe um comentário